top of page

O QUE A SUA DOR LOMBAR PODE TER A VER COM UMA CIRURGIA QUE FEZ HÁ TEMPOS ATRÁS !?!

  • claudiargouveia
  • 1 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Você sabia que uma cirurgia abdominal como uma retirada de apêndice, cesárea, ou até mesmo uma cirurgia por vídeo pode estar sendo a causa de sua dor lombar?

Estudos apontam que pelo menos 60% das mulheres passaram a ter dor lombar depois da cesária! Mas porquê será???


Para chegar até o órgão em que vai ser realizada a cirurgia, o cirurgião precisa cortar pelo menos 7 camadas de tecidos. Da mesma forma que a pele cicatriza externamente, todos esses tecidos vão passar por processo de cicatrização. Portanto, a marca na pele que enxergamos é apenas uma pequena parte da cicatriz total.


A cicatrização é um processo natural do corpo, mas sofre influência de fatores como: abordagem utilizada pelo cirurgião, localização, tamanho do corte, forma como foi costurado e repouso no pós operatório. Por isso é muito comum acontecer cicatrizações irregulares que podem gerar alteração de sensibilidade, tensões, aderências e rigidez nos tecidos ao redor da cicatriz. Uma vez que os órgãos são interligados/fixados uns aos outros e também em estruturas ósseas como a coluna, essa cicatriz irá influenciar o correto funcionamento do corpo humano.


É por isso que muitas dores podem aparecer meses ou até mesmo anos após uma cirurgia.


A última fase de cicatrização chamada remodelação é onde ocorre a substituição do colágeno por uma fibra mais forte, e essa fase pode durar anos. O tecido nessa fase pode ter a tendência a se retrair, como um elástico encolhendo, e tracionar os tecidos que estiverem por perto, provocando alterações em outros locais ou órgãos. Essas alterações tanto podem ser o aparecimento de um sintoma novo (como um intestino preso, cólicas menstruais e principalmente dor na coluna/costas) ou a piora de um quadro que já existia.


Segundo artigo publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, prevenir uma cicatriz de má qualidade é muito mais eficiente que tratá-la. Entre as medidas adotadas no pós operatório pode-se realizar terapia compressiva, laserterapia, uso de placas de silicone, bandagens elásticas (tapes) e também técnicas manuais.


Dentro da Osteopatia, as Técnicas Manuais são aplicadas de maneira suave para prevenir aderências e restaurar a mobilidade dos tecidos próximos a cicatriz. Consequentemente as interferências a distância são anuladas e o correto funcionamento do corpo vai sendo restaurado, diminuindo os sintomas.



Se você se identificou com essa situação ou se permaneceu alguma dúvida, me envie uma mensagem que terei o enorme prazer em lhe responder. Reserve um momento da sua agenda para conhecer o consultório Dra Cláudia Gouveia Perales – Osteopatia e Acupuntura que fica localizado na Rua Espírito Santo, 1163 no centro de Londrina e venha cuidar do seu bem estar!

Dra Cláudia Gouveia Perales – Osteopatia e Acupuntura
Fisioterapeuta / Crefito8: 100926-F
43 991282199

 
 
 

Comentários


bottom of page