top of page

A DOR TAMBÉM ESTÁ TE INCOMODANDO NESSE PERÍODO DE PANDEMIA?????

  • claudiargouveia
  • 7 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

Tenho recebido muitos pacientes com queixa de aparecimento de dor nas últimas semanas em no meu consultório Dra Cláudia Gouveia Perales – Osteopatia e Acupuntura. A maioria são profissionais que passaram a trabalhar em home-office ou estudantes que estão realizando aula de forma virtual.

ree


O que a história de cada um tem em comum???



Todos tiveram que adaptar um local em seu lar - que antes não existia ou era pouco utilizado para tal - para poder passar horas à frente do computador.


Se mesmo dentro de empresas e escolas muitas vezes a ergonomia (posição ideal para se executar uma atividade) não é levada em consideração, pior ainda quando de um dia pro outro tivemos que adaptar um cantinho em casa pra trabalhar.

Podemos comparar nosso corpo com um carro. Levamos periodicamente o carro às revisões onde sempre é feito rodízio e alinhamento dos pneus. Se eles não estiverem exatamente na posição ideal o carro vai forçar mais as estruturas físicas, desgastando-as com mais rapidez, e também gastando mais combustível para poder se locomover. No nosso corpo ocorre o mesmo, se eu executo uma tarefa com angulações das articulações de forma não ideal, minha musculatura vai precisar fazer muito mais força para executá-la, e com isso gastar mais energia. E então surgem as dores e os cansaços, que acabam implicando negativamente no rendimento do trabalho que estamos realizando (ou estudo).


O corpo é capaz de se adaptar a mudanças de postura e também ao stress. Porém ele tem um limite, e quando esse limite é atingido, a “corda rompe” em algum lugar do corpo que não conseguiu suportar o excesso da carga. As regiões que mais tem sofrido pelo home office são costas, lombar, quadril, cervical e ombros, chegando até a formigar o braço. Dores de cabeça também estão associadas.


Os erros mais comuns????


- Cadeira muito baixa onde as pernas ficam dobradas em excesso comprimindo as articulações, atrapalhando a circulação de sangue;

- Cadeira muito alta, que faz com que os pés fiquem suspensos e tracionando o quadril e a coluna, esticando músculos e ligamentos;

- Cotovelos abertos, que faz com que a musculatura do ombro fique o tempo toda contraindo para sustentar os braços abertos, gerando sensação de repuxe e peso na cervical e região do trapézio.

- Cabeça “pra frente” porque a tela do monitor esta muito longe, ou então porque a pessoa sentou com o bumbum lá na frente da cadeira e curvou toda as costas como um “C”, que normalmente leva a uma contração exacerbada da musculatura que fixa a cabeça na coluna, diminuindo também a circulação de sangue, podendo levar a cansaço mental e dores de cabeça.


O simples posicionamento adequado, se preocupando com alturas, distâncias e angulações corretas já traz um alivio imediatamente perceptível.

Se mesmo após melhorar sua ergonomia seu incômodo continuar, ou se tem alguma dúvida, envie uma mensagem para mim, Dra Cláudia Gouveia Perales – Osteopatia e Acupuntura, que terei o enorme prazer em lhe responder. Reserve um momento da sua agenda para conhecer o consultório Dra Cláudia Gouveia Perales – Osteopatia e Acupuntura que fica localizado na Rua Espírito Santo, 1163, sala 502, no centro de Londrina e venha cuidar da sua saúde!

 
 
 

Comentários


bottom of page